O que é o novembro azul? como ele começou? Agora no mês de novembro as coisas mudam de cor e passam a ficar azuis.

Novembro azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades. No mês de novembro dirigida à sociedade e em especial aos homens, para a conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

novembro azul

Como ele começou e porque o símbolo é um bigode

No exterior a campanha chamada de Movember(moustache+november) que traduzido significa bigode e novembro.

Começou em um pub na Austrália em 1999. Um grupo de amigos teve a idéia de deixar o bigode crescer durante todo o mês, como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação a instituições de caridade. O mês de novembro foi o escolhido justamente por comemorar no dia 17 o dia mundial de combate ao câncer de próstata.

A campanha foi um sucesso. Alguns anos depois, o país todo estava participando e foi criado o Movember Foundation do teatro em 2004. A idéia então era que os homens deixem o bigode crescer durante todo o mês de novembro e as mulheres davam seu apoio usando a cor azul e os bigodes falsos.

Para espalhar a conscientização da importância do cuidado à saúde masculina, com foco principal no câncer de próstata e depressão, além disso, diversos eventos de arrecadação de fundos foram criados. Hoje a campanha já é mundial.

Durante esse período os envolvidos cultivam não mais só o bigode, mas também a barba. Alguns países continuam com o nome.



Em alguns casos, como Brasil, utiliza-se o nome Novembro Azul, já que além do bigode, a cor azul é símbolo da campanha. A ideia é o máximo de pessoas usarem a cor azul, o bigode e a barba para deixar os desentendidos, curiosos do motivo, então a partir dessa curiosidade, espalhar a conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata, através dos exames regulares e atenção à saúde masculina.

Leia também nossa área de Tecnologia 

Como surgiu a campanha no Brasil?

Quem trouxe à campanha para o Brasil, foi o instituto lado a lado pela vida em parceria com a sociedade brasileira de urologia. A campanha ainda está crescendo por aqui, mas ano passado foram realizados mais de duas mil e duzentas ações oficiais em todo o país, e assim como outubro rosa, a bela iluminação de pontos turísticos, diversas celebridades instituições apoiam a campanha e muitos eventos são criados para espalhar a informação e arrecadar dinheiro para a causa.

Com toda essa iniciativa, hoje a campanha novembro azul faz parte do calendário nacional de prevenções.

E você, participa dessa campanha também? Deixe seu comentário aqui em baixo 😉

Facebook Comments

By Seven News

Nossa proposta é te trazer notícias, ao qual você não irá perder mais do que 7 minutos do seu tempo para ficar bem antenado no que bem quiser.