fbpx
Água com Limão Emagrece? Em Jejum? Morna? Faz Mal?

Será que água com limão emagrece mesmo? Quer conhecer mais sobre essa receitinha básica que te ajudará no seu dia a dia ? Fica aqui conosco então.

Você está em busca de algo na internet sobre receitas para emagrecer, e da de cara com a água com limão, e surge algumas dúvidas: “a água com limão vai me ajudar a emagrecer?”, “eu preciso tomar ela em jejum, posso tomar em algum outro horário, é melhor tomar em algum outro horário para ela ter mais resultado?”, “a água com limão tem que ser gelada, pode ser morna?”, “realmente vai fazer com que eu emagreça, vai dar resultado?” Então, fica comigo que eu vou responder tudo isso para você agora nesse nosso post.

Bom, antes de te explicar se a água com limão emagrece, eu vou te pedir para visitar nossa página de Receitas. Lá você verá várias receitas deliciosas, práticas e que te ajudaram a manter um corpo bonito. Então corre lá 😉

Água com Limão Emagrece

Benefícios de tomar água com limão

Bom, começando essa questão da água com limão, é bem importante falar que ela realmente tem alguns benefícios para a saúde. O primeiro grande benefício dela, é que ela pode ajudar no seu processo digestivo, na sua digestão de uma maneira geral, porque o limão, o ácido do limão ele ajuda a estimular mais secreção de ácido clorídrico no nosso estômago, e com isso estimular melhor a produção de bile no fígado, e a melhorar os processos digestivos, como um todo.

Então, se você sofre de problemas digestivos, de algum mal-estar, dificuldade de digestão, a água com limão pode te ajudar sim.

Bom, outro benefício é que ela é diurética. Dilua num copo bastante grande de água, e com isso, conforme você bebe uma quantidade grande de água, você vai estimular a produção de urina, e vai estimular os seus rins a filtrarem o sangue, e fazer com que você elimine algumas toxinas pela urina e o excesso de água do seu organismo.

Então, pode te ajudar a emagrecer nesse sentido da perda de peso pela estimulação da diurese. O limão também é uma fonte muito grande de antioxidantes e polifenóis, e eles têm um papel muito interessante de ajudar no bom funcionamento do nosso organismo, atuando nas reações químicas, inclusive de emagrecimento.

Além disso, todos os processos de emagrecimento ocorrem melhor em meio aquoso, quando você tem uma quantidade de líquido interessante circulando no seu organismo. Então, quando você bebe a água, que é esse meio aquoso com esses compostos de polifenóis e antioxidantes que favorecem essas reações, vai favorecer também que você consiga perder mais peso de uma forma mais otimizada.

Você viu que tem muitos benefícios associados ao consumo da água com limão, mas com relação diretamente ao emagrecimento, a gente tem que ter um certo cuidado ao consumir isso diariamente visando o emagrecimento, porque a água com limão não é termogênica, ou seja, ela não vai aumentar o seu metabolismo basal, ela não tem uma capacidade de chegar lá seu fígado e estimular a queima de gordura.

Não é mágica, infelizmente eu não posso chegar para você e falar assim:

“ah, beba água com limão que você vai queimar mais gordura.”

Não. Existe até um estudo que foi feito com ratos, que verificaram que os ratos que consumiam água com limão acumulavam menos gordura, também já é uma outra coisa: eles não queimavam mais, mas acumulavam menos.

Mas, esse estudo não foi extrapolado para humanos, a gente só infere que isso também pode acontecer, mas você sabe que o metabolismo de um ratinho é diferente do nosso metabolismo. Então, na verdade, ainda não tem um consenso científico garantindo que realmente a água com limão vai fazer com que você emagreça.

Então, o que eu quero te dizer nesse momento é: cuidado, não crie muita expectativa, não ache que “vou tomar água com limão e vou continuar comendo igual, ficar sentado o dia inteiro em frente do computador, da televisão, não vou mudar nada na minha alimentação e vou emagrecer.” Você sabe que isso não vai acontecer.

Agora, se você melhora a sua alimentação, se você introduz atividades físicas, e se você bebe água com limão, ela pode ser um bom coadjuvante no emagrecimento, sim.

Então se você se animou para tomar a água com limão e quer saber qual é a melhor temperatura, e qual o melhor momento, eu vou te falar isso agora.

Beber água com limão, em jejum faz mal ?

Muitas pessoas indicam que você beba a água com limão gelada, em jejum, e muitas pessoas indicam que você beba ela morna em jejum.

O jejum meio acaba sendo um consenso para as pessoas. Ficamos um pouco preocupada de indicar a água com limão em jejum, porque ela é muito ácida. E quando a gente está em jejum, a gente está com alimento zero, no nosso estômago durante muitas horas. E o primeiro alimento, a primeira bebida que você coloca lá ser algo extremamente ácido, pode fazer com que você, com o passar do tempo, desenvolva alguma erosão no seu esôfago, ou uma gastrite.

Então, tome cuidado, vê se você tem sensibilidade para aguentar isso. O ideal mesmo, se você for escolher algum momento para tomar água com limão, é que seja durante ou após o treino, porque você já vai suar muito, e com isso você consegue repor até um pouquinho dos sais minerais que você perde durante o treino.

Agora, com relação à temperatura, qual a melhor temperatura para você conseguir tomar a água com limão?

Vamos lá, você é teimoso, você quer tomar em jejum.

Se você for tomar em jejum, tem 2 vertentes: você pode tomar ela morna, porque na verdade morna é sempre a melhor forma de você consumir, porque a água mais morna vai conseguir extrair mais polifenóis do limão. Com isso você vai conseguir ter mais desses compostos bioativos mais interessantes para você.

Agora, vamos supor que você queira estimular mais essa parte digestiva, estimular a evacuação, o trânsito intestinal, se você tomar ela gelada pela manhã, em jejum, você vai dar aquele susto no piloro, que é a válvula que liga o estômago ao intestino, você vai aumentar a peristalse intestinal, e vai eliminar aquelas fezes que estavam paradas durante a noite.

Mais uma vez, eu não estou te indicando para tomar de manhã em jejum, isso é se você optar por tomar. E existe as 2 opções: ou você extrai mais polifenóis ou você estimula mais o intestino, você vai ver o que funciona melhor para você.

Existe, inclusive, uma grande corrente da comunidade científica que é contra você tomar a água com limão em jejum, por isso que eu acabei de falar, porque ela sensibiliza demais o estômago e o esôfago.

Normalmente as pessoas quando vão indicar o consumo de água com limão, fazem essa indicação próximo ao almoço ou jantar, porque você já vai ver outros alimentos no seu estômago, e meio que dá uma protegida no seu estômago. Sem contar que essa vitamina C do limão também vai ajudar na solubilização e absorção do ferro que você vai consumir no almoço e no jantar. Então, acaba que fica muito mais coerente você pegar a água com limão e consumir nesse horário, para você ter os benefícios completos, tanto do restante da alimentação, quanto da água com limão puramente.

Sempre lembrando que água com limão, para você ter esses benefícios, você não deve botar açúcar nem adoçante.

Bom, então para resumir, a água com limão tem benefícios? Tem benefícios. Ela puramente vai te ajudar a perder 30 quilos? Não. Porque gente, se fosse só tomar a água com limão em jejum, não tinha mais ninguém gordo no mundo. Todo mundo estava tomando água com limão de manhã para emagrecer.

Infelizmente, não é assim que funciona, mas ela tem benefícios, você pode introduzir ela na sua dieta. Se você não tiver tiver gastrite ou qualquer sensibilidade, pode.

Nossa sugestão é que você use ela junto com o almoço ou no jantar ou, mesmo depois do treino, ou durante o treino, para você conseguir recuperar eletrólitos, ou você fazer um aproveitamento melhor desse limão, ele ter mais sentido, além de puramente essa questão dos polifenóis para você consumir.

Sempre lembrando que o ideal é que você faça com a água morna, para você extrair mais dos polifenóis, isso também é bem importante. Você costuma tomar a água com limão? Já toma há alguns anos? Vai começar a tomar agora? Conta para mim aqui nos comentários.

Agora, você quer turbinar a sua dieta e não sabe como? Conheça o produto que a Ellen Roche (atriz global) utilizou quando foi para os EUA em uma das suas idas para lá e que chegou a pouco tempo no Brasil. Clique Aqui para saber mais…

Água com Limão Emagrece? Em Jejum? Morna? Faz Mal?
5 (100%) 1 vote

Facebook Comments