
Você conhece gente dorme e acorda várias vezes ao dia, sem conseguir controlar a hora que vai pegar no sono? Você conhece a Narcolepsia? De repente, você dorme nos lugares mais inusitados que imagina. Parece engraçado, mas esse problema é muito sério. É uma doença, que atinge cada vez mais pessoas em todo o mundo.
Um sono incontrolável. Tão forte, que é impossível dominar a vontade de dormir. Esse mal tem nome, narcolepsia.
O que é narcolepsia
A narcolepsia se caracteriza por ataque de sonos irresistíveis e os pacientes dormem em qualquer lugar, em qualquer momento.
Os ataques podem acontecer até 12 vezes ao dia. Mesmo quando a pessoa dormiu bastante à noite.
Na hora das refeições, no trabalho, ao volante e até fazendo compras.
Na ficção, a narcolepsia já foi tratada com leveza. O protagonista do filme “Problemas de um dorminhoco“, vive situações engraçadas, como cair no sono durante o próprio casamento.
Mas a realidade de quem sofre com a narcolepsia, não é fácil.
“Não consigo assistir um filme inteiro, é muito difícil ler, estudar. Em qualquer transporte que eu entre, eu vou dormir.”, conta a Mariana, que sofre desse mal.
Repetitiva inclusão de um sono muito profundo, que dura 20-30 minutos, em momentos que realmente não deveria ter, por exemplo em uma atividade profissional ou atividade escolar, tem os ataques de sono e acaba voltando ao normal, acorda muito bem.
A narcolepsia é um distúrbio cerebral crônico e auto imune, causado pela perda de um grupo de células localizadas no hipotálamo, região do encéfalo, que regula parte do metabolismo.
As células morrem precocemente e não produzem um neurotransmissor chamado e hipocretina, que é responsável por nos manter acordados, por isso é que o narcolépticos cai no sono profundo de um minuto para o outro.
A doença não tem cura, mas o tratamento regula os níveis de hipocretina que melhora bastante a qualidade de vida do paciente.
Durante a noite, nós passamos por várias fases do sono. São de quatro a seis ciclos, que vão do sono leve ao sono profundo, chamado REM, fase em que acontecem os sonhos.
Os portadores de narcolepsia, saltam as fases do sono e passando do leve ou profundo muito rapidamente.
A narcolepsia é uma doença rara. Atinge 2 a cada 10 mil pessoas no mundo. Quem está ao redor e presencia a soneca repentinas, pode até achar engraçado, mas é um grande incômodo que muda a vida do paciente e da família, e pode até impedir atividades corriqueiras, como a leitura de um livro por exemplo.
Agora, se você não sofre desse mal, mas quer melhorar a qualidade do seu sono, Clique Aqui e conheça um produto que está ajudando a vários brasileiros a ter uma noite de sono mais tranquila.
Deixe um comentário