fbpx

Se você está em busca de um emprego e quer saber como fazer um currículo, veja essas nossas dicas que separamos para você.

Um currículo é um documento conciso que resume suas habilidades, proficiência e experiências profissionais passadas e existentes. O objetivo deste documento é demonstrar que você possui as habilidades necessárias (e algumas complementares) para realizar o trabalho para o qual está se candidatando. Literalmente você está vendendo seus talentos, habilidades, proficiências, etc. Siga estes passos para criar um ótimo CV e esperançosamente alcançar o papel que você espera .

Esse artigo ficou um pouco grande, mas valerá a pena para você que está em busca de um emprego 😉

Brainstorming para o seu CV

Saiba quais informações um CV geralmente contém




A maioria dos currículos inclui suas informações pessoais, sua formação e qualificações, sua experiência de trabalho, seus interesses e conquistas, suas habilidades e referências. Também pessoas experientes adaptam seu currículo ao trabalho para o qual você está se candidatando. Use um formato moderno, mas profissional. No entanto, não há um formato definido para um currículo, o que você inclui é com você.

Considere o emprego para o qual você está se candidatando

Pesquise a empresa. Um bom currículo é feito sob medida para o cargo e a empresa específicos para os quais você está se candidatando. O que a empresa faz? Qual é a sua declaração de missão? O que você acha que eles estão procurando em um funcionário? Quais habilidades o trabalho específico para o qual você está se candidatando requer? Estas são todas as coisas que você deve ter em mente ao escrever seu currículo.

Consulte o site da empresa para obter informações adicionais sobre o currículo 

Veja se há alguma informação específica que você deseja listar em seu currículo. Pode haver direções específicas listadas na página do aplicativo. Sempre verifique isso.

Faça uma lista de trabalhos que você realizou

Estes podem ser os dois empregos que você ocupa atualmente e os trabalhos que você realizou no passado. Inclua as datas que você iniciou e terminou seu mandato em cada trabalho específico.

Faça uma lista de suas habilidades relevantes 

Essas habilidades geralmente incluem habilidades de computação (você é um especialista em WordPress, Excel, InDesign, etc), idiomas que você fala, ou coisas específicas que a empresa está procurando, como habilidades específicas.

▶Exemplo de habilidades direcionadas : Se você está se candidatando para ser um escritor de um jornal, liste que você é fluente no estilo AP. Se você estiver solicitando um trabalho de codificação, mencione que já trabalhou com JavaScript.

Como fazer um currículo irrecusável de ser aceito ?

Crie o formato para o seu currículo

Você vai quebrar cada seção com uma linha? Você vai colocar cada seção em sua própria caixa? Você vai listar todas as suas informações? Brinque com diferentes formatos para ver qual parece mais profissional. Apontar para não mais do que a frente e verso de uma folha de papel padrão.

Liste seu nome, endereço, número de telefone e e-mail na parte superior da página




É importante tornar seu nome um tamanho maior que o restante do texto, pois é importante que o revisor saiba com quem ele ou ela está lendo. Cabe a você como formatar essa informação.

O formato padrão seria ter seu nome no centro da página. Seu endereço residencial deve estar listado em um formato de bloco no lado esquerdo do papel. Coloque seu número de telefone e e-mail abaixo do seu endereço residencial. Se você tiver outro endereço (como seu endereço enquanto estiver na escola), liste esse endereço no lado direito do trabalho.

Escreva um perfil pessoal

Essa é uma parte opcional do currículo que é boa para dar ao seu revisor uma visão mais detalhada de você como pessoa. É aqui que você vende suas habilidades, experiências e qualidades pessoais. Deve ser original e bem escrito. Use palavras positivas como “adaptável”, “confiante” e “determinado”.

▶Exemplo de uma declaração pessoal para um currículo de uma editora : Um graduado recente e entusiasmado em busca de uma posição editorial de nível básico que utilizará habilidades organizacionais e de comunicação desenvolvidas como estagiário de verão na City Lights.

Está procurando emprego e não sabe onde achar vaga? Nós temos uma parceria com uma ágina no Facebook que posta todos os dias, vagas de emprego. De repente a sua está lá. Procure por @EmpregosRjDiarios ou Clique Aqui para ser redirecionado(a)

Crie uma seção para sua educação e qualificações



Esta seção pode estar no início de seu currículo ou você pode optar por listá-lo depois de outras seções. A ordem das seções é com você. Liste sua educação em ordem cronológica inversa. Comece com a universidade se você frequentou ou está participando e trabalhe o seu caminho de volta. Liste o nome da sua universidade, as datas em que você foi lá, o maior e o menor e a média de pontos ou os níveis A.

Exemplo : Universidade Santa Clara, Inglês e História 2009-2013 Os assuntos incluem: Literatura Medieval, Literatura Vitoriana, Crítica da Poesia e História da Grã-Bretanha. Obtive 75% dos meus exames do 2º ano. (Se nos EUA – Mantém um 3,7 GPA.)

Crie uma seção para sua experiência de trabalho

Esta é a seção na qual você deve listar toda a sua experiência de trabalho relevante. Liste o nome da empresa, a localização da empresa, os anos em que você trabalhou lá e o que você fez. Comece com seu trabalho mais recente e trabalhe de trás para frente. Se você tem uma longa lista de experiência de trabalho, coloque apenas as experiências relevantes para o trabalho para o qual está se candidatando.

Exemplo : Revista Diablo, Walnut Creek, CA, março de 2012 a janeiro de 2013. Informações sobre fatos, artigos publicados no blog de Diablo, ajudaram na pesquisa de material para artigos.

Crie uma seção para suas habilidades e conquistas

Esta seção é onde você lista as coisas que você realizou em seus trabalhos anteriores e as habilidades que você desenvolveu em suas experiências. Esta é também a seção em que você lista qualquer trabalho publicado, palestras que ministrou, aulas que você ensinou, etc.

▶Exemplo de realizações : levou com sucesso um bestseller nacional do manuscrito para a publicação; Certificação recebida em edição de texto da UC Berkeley

Crie uma seção para seus interesses

Você deve listar todos os interesses relevantes que o pintam da maneira mais positiva possível. Escolha vários interesses da lista que você criou enquanto faz brainstorming para o seu CV (na Parte Um).

Crie uma seção para outras informações

Se houver uma falha perceptível em seu currículo ou se houver outras informações que você gostaria de compartilhar, coloque-as nesta seção. Esse tipo de informação pode incluir deixar o trabalho para cuidar de crianças, juntar-se ao Corpo da Paz, etc.

Exemplo : Eu tirei dois anos de folga da carreira planejada na publicação para ensinar inglês no Brasil por meio do programa TEFL. Ensinar inglês como segunda língua me ajudou a entender melhor as sutis nuances da linguagem.

Crie uma seção para referências

São pessoas com quem você trabalhou no passado, como professores, empregadores anteriores, etc., que viram seu trabalho e podem apoiar com credibilidade os elogios que eles lhe dão. A empresa para a qual você está solicitando pode entrar em contato com essas referências para saber mais sobre seu trabalho anterior. Você deve falar com a pessoa que você gostaria de listar uma referência antes de realmente listá-los – é melhor checar se eles ainda têm o mesmo número, se você está certo em lhe dar uma referência, ou se eles se lembram de quem você é. Anote seus nomes completos e informações de contato (incluindo seus números de telefone e e-mails).

Finalizando seu currículo

Verifique sua ortografia e gramática

Má ortografia é a maneira mais rápida de ser rejeitado. Se o seu currículo é desleixado ou cheio de erros, os potenciais empregadores não ficarão impressionados. Duplo (e triplo) verifique se você digitou o nome da empresa corretamente, assim como as empresas em que trabalhou anteriormente.

Revise todas as frases que possam ser escritas de forma mais concisa




CVs que são concisos e bem escritos tendem a fazer melhor do que currículos longos que possuem informações repetitivas. Certifique-se de não repetir a si mesmo – é melhor listar muitas de suas características do que as mesmas características repetidas vezes.

Leia o seu currículo como se você fosse a empresa que você está se candidatando

O que você acha do layout e das informações escritas lá? Você se depara com um profissional?

Peça a alguém para ler seu currículo

O que eles acham que poderia ser adicionado ou retirado? Eles contratariam você se eles fossem uma empresa?

Verifique a página de aplicativos da empresa

Veja se há algum outro material que eles gostariam que você enviasse junto com seu currículo. As empresas podem solicitar uma carta de apresentação ou amostras do seu trabalho (como artigos que você possa ter escrito).

Conclusão

Eaw, valeu a pena ou não valeu? Aposto que com essas dicas, seu currículo não será recusado. Ah, já ia esquecendo, compartilhe esse post com uma pessoa que esteja precisando de uma “ajuda” para criar seu currículo.

Até mais !

Como fazer um currículo para ser escolhido no emprego?
5 (100%) 1 vote

Facebook Comments

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of