fbpx
14 dicas rápidas para encontrar um novo emprego
14 dicas rápidas para encontrar um novo emprego
5 (100%) 1 vote

A menos que você seja um dos poucos sortudos que trabalha em uma carreira de alta demanda, encontrar um novo emprego pode ser uma experiência desafiadora e frustrante.

 Você pode tornar a busca de emprego um pouco mais fácil se usar estratégias proativas para encontrar um novo emprego – e as dicas para encontrar um novo emprego incluídas neste artigo são aplicáveis ​​a todos os candidatos a emprego, desde os iniciantes a candidatos experientes que precisam uma atualização rápida.

Aqui estão algumas das minhas melhores dicas para encontrar um novo emprego em qualquer nível de carreira.

1. Seja claro sobre o que você quer

Antes de iniciar sua busca de emprego, reserve um tempo para refletir sobre seus pontos fortes e fracos e o tipo de trabalho que você gosta de fazer. Quanto mais você se conhecer, maior a probabilidade de encontrar um novo emprego que lhe proporcione maior satisfação. O que você quer em um emprego? O que é mais importante, título, dinheiro, promoção, o próprio trabalho, localização ou cultura da empresa?

2. Pesquise suas empresas-alvo

Depois de saber o que você quer, é hora de descobrir o que as empresas que você está solicitando querem. Uma ótima dica para encontrar um novo emprego é investigar a página Glassdoor de uma empresa. Isso ajudará você a ter uma ideia da cultura de sua empresa, descobrirá as perguntas que normalmente fazem em entrevistas e até mesmo descobrirá que salário você provavelmente receberá.

Seu currículo ainda é uma das ferramentas mais importantes de uma busca de emprego. Uma das minhas melhores dicas para encontrar um novo emprego é ter um currículo orientado a realizações que inclua realizações quantificáveis ​​que sejam relevantes para o trabalho para o qual você está se candidatando.

3. Adapte seu currículo a cada trabalho

Seu currículo ainda é uma das ferramentas mais importantes de uma busca de emprego. Muitos currículos que vejo são cheios de responsabilidades (em vez de realizações tangíveis) e os candidatos a emprego enviam o mesmo currículo para várias vagas. Uma das minhas melhores dicas para encontrar um novo emprego é ter um currículo orientado a realizações que inclua realizações quantificáveis ​​que sejam relevantes para o trabalho para o qual você está se candidatando.

Faça um ajuste óbvio. Estudar as palavras e frases que são usadas na descrição do trabalho? Certifique-se de incluí-los em seu currículo (desde que você tenha essa experiência, é claro). Adapte seu currículo a cada trabalho – o recrutador deve saber, dentro de alguns segundos, se você tem as habilidades que está procurando.

4. Crie sua marca de carreira on-line

Construir sua marca significa simplesmente mostrar sua experiência e paixão on-line onde os empregadores que pesquisam na Web podem encontrá-la. A maioria dos recrutadores, inclusive eu, usa o LinkedIn como sua principal ferramenta de pesquisa e, se você é um profissional, precisa estar usando o LinkedIn para obter vantagem total. É um ótimo recurso para encontrar pessoas trabalhando em empresas que lhe interessam e também para se posicionar para ser encontrado por recrutadores e gerentes de contratação com vagas relevantes.

5. Organize-se

Antes de começar a se candidatar a um emprego ou entrevistar-se com empregadores, reserve um momento para desenvolver um sistema que funcione para você na organização de sua busca de emprego. Uma planilha simples funciona melhor para muitos para acompanhar os trabalhos para os quais você se inscreveu, para onde foi convidado para entrevista, etc.




6. Construa, cultive e utilize sua rede de contatos

Para a grande maioria dos candidatos a emprego, uma rede grande e forte de contatos – pessoas que conhecem você e querem ajudá-lo a descobrir oportunidades de trabalho – resulta em mais oportunidades de emprego. Networking – pessoalmente e online – é essencial para o seu sucesso em sua busca de emprego.

Também ajuda você a ter uma boa ideia do que está disponível e disponível, para que você possa ser mais estratégico em sua busca de emprego. Não tenha medo de entrar em contato com pessoas no LinkedIn e, caso conheça alguém que trabalhe em uma empresa que lhe interessa, peça uma referência. Os gerentes de contratação prefeririam entrevistar as pessoas que vieram recomendadas antes de selecionar os currículos que chegam por meio de um website de carreira.

7. Não se limite a aplicativos on-line

Se você confiar apenas no envio de inscrições on-line, poderá estar à procura de um emprego por muito tempo. No momento da inscrição, a empresa pode estar no estágio final da entrevista ou o trabalho pode ter sido preenchido. Entre em contato com empresas que lhe interessam diretamente – você pode entrar em contato com um recrutador interno ou agendar entrevistas informativas com pessoas que trabalham nessas empresas. Idealmente, você quer ser conhecido pelas pessoas que podem influenciá-lo a colocar o pé na porta.

8. Apontar para concluir algumas metas relacionadas ao trabalho diariamente

É preciso muito tempo e esforço para encontrar um novo emprego. Em uma longa busca de emprego, é fácil ficar desanimado e distraído, mas, ao se concentrar em atingir as metas diárias, você pode se motivar e ao mesmo tempo construir uma base para o sucesso.

9. Seja gentil com você mesmo

Procurar emprego pode ser estressante. Portanto, reserve um tempo para meditar, exercitar, assistir a um filme ou o que for que o ajude a relaxar. Crie uma boa rede de apoio – ter pessoas para debater ou desabafar suas frustrações para ajudar o processo a ser menos doloroso.

10. Desenvolva exemplos e histórias que mostrem suas habilidades

Esta é uma das principais dicas para encontrar um novo emprego. As pessoas se lembram de histórias, por isso seu objetivo deve ser desenvolver um conjunto de histórias de entrevistas que você possa usar em reuniões de networking ou entrevistas de emprego que demonstrem claramente suas habilidades, conquistas e paixão pelo seu trabalho. Seja memorável! O uso de histórias (use o formato STAR ) também pode ajudá-lo a se sentir mais confortável falando sobre si mesmo.

11. Prepare-se para todas as entrevistas de emprego

Antes de ser chamado para sua primeira entrevista, desenvolva respostas para perguntas comuns de entrevista e, em seguida, pratique-as – idealmente, usando a técnica de entrevista simulada com um amigo, contato de rede ou técnico de entrevistas . Quanto mais preparado você for para a entrevista, mais confortável você estará – e mais provavelmente terá sucesso.

Para a grande maioria dos candidatos a emprego, uma rede grande e forte de contatos – pessoas que conhecem você e querem ajudá-lo a descobrir oportunidades de trabalho – resulta em mais oportunidades de emprego. Networking – pessoalmente e online – é essencial para o seu sucesso em sua busca de emprego.

12. Escreva notas de agradecimento após entrevistas a todos os entrevistadores

Uma nota rápida (por e-mail é bom) de agradecimento que enfatiza seu interesse e se encaixa com o trabalho e empregador não vai te dar a oferta de emprego, mas vai ajudar a fazer você se destacar da maioria dos candidatos a emprego que não se incomodam com este simples ato de cortesia.

13. Continue acompanhando os gerentes de contratação

Seu trabalho não é feito uma vez que a entrevista esteja completa ou a nota de agradecimento enviada. Acompanhar o gerente de contratação mostra regularmente seu interesse e entusiasmo pelo trabalho. A chave é fazê-lo de uma forma que é profissional, sem fazer você parecer desagradável ou necessitado.

14. Espere que a procura de emprego demore mais do que você pensa

Você pode esperar ter um novo emprego dentro de um curto período, mas a realidade provável é que pode levar meses para encontrar a oportunidade certa e ser oferecido o cargo. Você deve se preparar mentalmente para uma longa batalha – e então ficará surpreso se for um dos poucos sortudos cuja busca de emprego é curta.

5 Considerações finais sobre como encontrar um novo emprego

Aqui estão algumas outras dicas para encontrar um novo emprego se a sua situação de procura de emprego não se encaixa no modelo típico – se as condições são tais que encontrar emprego será invulgarmente difícil.

Primeiro , ter uma atitude positiva e uma perspectiva é extremamente importante. Os empregadores podem sentir desespero e desespero; as organizações querem contratar pessoas positivas e competentes. Se você está desempregado por um longo período e está deprimido ou recentemente derrotado e com raiva, encontre uma maneira de evitar isso quando estiver procurando emprego ou você só estará se machucando.

Segundo , se você é um trabalhador mais velho tentando encontrar um emprego, pode enfrentar discriminação por idade. Entre as formas de combater proativamente qualquer problema sobre a sua idade, você deve limitar o número de anos de experiência listados em seu currículo (mantendo-se nos últimos 10 a 15 anos), eliminar datas na seção de educação de seu currículo e adaptabilidade e flexibilidade na entrevista.

Terceiro , lembre-se de que você pode precisar de treinamento ou experiência adicional, especialmente se estiver entrando em um novo campo de carreira.

Em quarto lugar , você pode precisar considerar temporização ou voluntariado por um curto período para ganhar experiência e construir contatos de rede que podem levar a uma posição de tempo integral.

Em quinto lugar , nos casos mais extremos, você pode precisar considerar a mudança para um lugar que tenha uma maior concentração de empregos em seu campo.

Espero que você tenha encontrado essas dicas para encontrar um novo emprego útil. Eu adoraria ouvir o que você vai mudar em sua busca de emprego depois de ler este artigo.

Uma dica: Está desempregado e quer saber como você pode dar a volta por cima? Conheça uma metodologia que pode te gerar mias de R$1547,00 por mês. Clique Aqui e saiba mais.

Facebook Comments

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of