fbpx
Como conseguir um emprego sem experiência

Recém-formados muitas vezes lutam para conseguir um emprego porque muitos cargos, até mesmo empregos de nível de entrada, exigem um a dois anos de experiência de trabalho. O que a maioria das pessoas não percebe é que, em muitos casos, elas já têm a experiência e as habilidades necessárias. Isso pode acontecer por meio de trabalho em meio período, estágios ou até mesmo experiência voluntária. Para conseguir um emprego sem experiência, você precisa aproveitar as experiências pessoais e profissionais que possui, destacar suas habilidades e realizações e aprimorar suas habilidades de procura de emprego.

Desenvolvendo Experiência de Trabalho

Voluntário em uma posição relacionada ao seu campo desejado

Se você está lutando para conseguir um emprego em seu campo desejado, porque você não tem experiência de trabalho suficiente, você deve ser voluntário em seu campo. Isso ajudará você a obter alguma experiência de trabalho na vida real e começará a desenvolver algumas das habilidades que serão importantes para os futuros empregadores. 

  • Por exemplo, se você gostaria de ser um assistente social, você poderia ser voluntário em um abrigo.

Inscreva-se em um estágio

Estágios não remunerados ou até mesmo pagos são uma excelente maneira para que os candidatos a emprego iniciantes adquiram experiência concreta no campo. Pesquise em fóruns de empregos on-line e sites de empresas para oportunidades de estágio.

  • Por exemplo, algumas empresas contratam um estagiário de verão para assumir tarefas gerais de escritório, como arquivamento, entrada de dados e atendimento de telefones. Isso pode lhe dar experiência trabalhando em um escritório e permitirá que você conheça pessoas em seu campo.




Desenvolva seus conhecimentos

Se você está tentando entrar em áreas como escrita, edição de filmes ou design de interiores, crie exemplos de produtos para mostrar aos possíveis empregadores. Por exemplo, se você quer ser escritor, pode começar um blog. Isso demonstrará que você tem experiência na criação de material escrito regularmente. 

  • Você também pode oferecer trabalho pro bono para um blog ou site de destaque e pedir uma indicação em troca.
  • Isso também ajudará você a criar seu portfólio pessoal.




Leia também nossa parte de Tecnologia

Obter um emprego a tempo parcial

Mesmo que você não consiga um emprego em seu campo desejado, assuma um emprego de meio período. Em geral, os empregadores atribuem algum peso a qualquer forma de experiência de trabalho, até mesmo ao seu primeiro emprego de meio período. Essa experiência inicial de trabalho pode ser aproveitada para demonstrar que você desenvolveu habilidades de comunicação, atendimento ao cliente e solução de problemas. 

  • Por exemplo, inscreva-se em empregos de meio período no varejo, fast food ou até mesmo servindo e servindo em bartending. Essa experiência pode ser inestimável.
  • Trabalhar em um emprego de meio período é uma ótima maneira de obter referências, que muitos empregadores procuram quando estão pensando em contratar alguém.

Destacando suas habilidades e conquistas

Liste todas as suas habilidades 

A razão pela qual os empregadores dão tanta ênfase à experiência de trabalho é porque querem garantir que você tenha desenvolvido as habilidades necessárias para concluir o trabalho. Como resultado, é muito importante que você liste e destaque claramente todas as habilidades relevantes. Algumas habilidades a serem consideradas incluem: 

  • Conhecimentos de informática: isso pode incluir trabalhar com sistemas operacionais Windows e Mac, digitar mais de 60 palavras por minuto, proficiência em PowerPoint ou outros programas do Microsoft Office, programação da Web, blogs, sistemas de gerenciamento de conteúdo, bancos de dados, design gráfico e muito mais.
  • Habilidades de comunicação: inclui tudo, desde falar em público, escrever, treinar e ouvir facilitando o trabalho em equipe.
  • Solução de problemas e habilidades de pesquisa: os alunos e os blogueiros aperfeiçoaram as habilidades de pesquisa que podem ser uma vantagem para uma empresa. Pessoas com habilidades de gerenciamento organizacional ou de escritório também podem contar com habilidades excepcionais de resolução de problemas.
  • Habilidades gerenciais ou de liderança: se você já liderou um projeto em seu trabalho, através de uma instituição de caridade ou entre amigos, então você tem experiência em desenvolver habilidades de liderança.



Relacione suas habilidades com suas experiências

Embora seja essencial conhecer e compreender todas as habilidades que você desenvolveu ao longo dos anos, é ainda mais importante que você possa relacionar essas habilidades ao trabalho passado ou à experiência de voluntariado. Isso demonstrará a um potencial empregador que você realmente colocou suas habilidades em prática. 

  • Uma coisa é dizer “Tenho excelentes habilidades de comunicação por escrito”, mas é ainda mais impressionante dizer “Eu tenho 2.500 seguidores no meu blog, que se concentra na escrita criativa”.




Explique como essas habilidades são transferíveis para o trabalho ou a indústria

Você provavelmente desenvolveu inúmeras habilidades através de atividades extra-curriculares e a conexão entre essas atividades e o emprego dos seus sonhos pode não ser óbvia. Por exemplo, talvez seu hobby seja o futebol. Isso não se transfere imediatamente para uma posição na área de TI, mas se você treinou um time de futebol ou organizou uma liga, pode demonstrar que possui habilidades concretas de liderança.

Identifique os prêmios que você ganhou

Prêmios e reconhecimentos podem ajudar a dar peso a algumas das declarações padrão que são comuns em um currículo. Por exemplo, você pode afirmar que é um trabalhador esforçado. Você pode confirmar isso demonstrando que ganhou um prêmio de funcionário do mês em seu trabalho anterior em tempo parcial. Inclua em seu currículo qualquer prêmio ou reconhecimento, do empregado do mês, a um associado de varejo superior, a um elogio da lista de reitor. Prêmios e honras devem ser listados em seu currículo para mostrar sua dedicação e ética de trabalho excepcional. 

  • Você também deve incluir quaisquer prêmios ou reconhecimento que você ganhou através do trabalho voluntário.

Afiando suas habilidades de caça ao trabalho

Crie um currículo eficaz 

A fim de ajudar com sua busca de emprego, você quer ter um currículo que destaque claramente suas habilidades e relacioná-las ao seu trabalho atual. Você pode organizar a seção de experiências do seu currículo em diferentes habilidades. Por exemplo, você poderia listar habilidades de comunicação e, em seguida, fornecer exemplos ou quando e como você desenvolveu essas habilidades através de diferentes cargos, estagiários e voluntários.

  • Sempre ajustar o seu currículo e carta para caber o trabalho que você está se candidatando. Isto irá demonstrar a um potencial empregador que você tomou o tempo para pesquisar e considerar o lançamento.
  • Se você não é o escritor mais forte ou está preocupado com a formatação correta do seu currículo, peça ajuda a um amigo! Você também pode encontrar modelos de currículos on-line que facilitarão o processo para você.




Rede com pessoas na indústria

Use sites de mídia social, como o LinkedIn, para entrar em contato com pessoas do setor. Você também pode trabalhar em rede em eventos da comunidade local ou feiras de emprego. Essa rede pode recomendar empregos, ajudá-lo a desenvolver habilidades e responder a quaisquer perguntas que você possa ter sobre o setor.

Pesquise através de sites de emprego online

Use sites de emprego para começar a procurar títulos de emprego de nível de entrada. Esses sites permitirão que você pesquise trabalhos específicos ou, mais geralmente, em áreas de carreira, como ensino ou publicidade.

  • Defina sua pesquisa escolhendo de 0 a 2 anos de experiência. Isso removerá os trabalhos que exigem mais experiência.

Aplique a empregos 

A maioria dos mecanismos de busca de emprego permite que você se candidate a empregos diretamente através de seu site. Você deve se candidatar a tantos empregos quanto possível, mesmo que não tenha toda a experiência necessária listada no posto de trabalho. Por exemplo, o post pode dizer que dois a três anos de experiência são preferidos. Isso provavelmente significa que eles considerarão candidatos que não têm exatamente dois anos de experiência.

Eaw, o que você achou dessas dicas? Deixe seu comentário aqui, pois ele é muito importante 😉 e Até a próxima !

Como conseguir um emprego sem experiência
5 (100%) 1 vote

Facebook Comments

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of